domingo, 4 de novembro de 2012

Halloween no Hospital Universitário de Jundiaí

        HOSPITAL    UNIVERSITÁRIO    DE   JUNDIAÍ

"HALLOWEEN"

                                                                         31/10/12



O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa  é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua Inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existem referências de onde surgiram essas celebrações).A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.


 RC JUNDIAÍ - SERRA DO JAPY

A realização da Festa do Halloween no Hospital Universitário teve como objetivo  comemorar uma data que tornou-se tão esperada e recebida com alegria  pelas crianças. Apesar das  discussões acerca da tradição do dia 31 de outubro ser válida ou não para nós brasileiros, achamos que o importante é comemorar e sair da rotina escolar, que a esta altura do ano já deixou cansada a maioria dos estudantes. 
Entregamos para as crianças saquinhos contendo doces e figuras de EVA com o tema da festa, realizamos atividades com jogos lúdicos,  pinturas de desenhos pedagógicos e visitas aos quartos dos pacientes oferecendo livros infantis para leitura , material para pintura para quem não pode sair dos leitos e convidando a todos para conhecerem o espaço da Brinquedoteca. Para isso contamos com a ajuda das voluntárias: Elisabete, Danielle    (esposa do rotariano do RC Jundiaí Matheus ), Vanessa e Sônia Bento ( companheira do RC Jundiaí-Serra do Japy), que desempenharam essa atividade com muita boa vontade e alegria.


Voluntárias do Serra do Japy: Elisabete, Danielle e Vanessa.


As voluntárias Elisabete, Sônia Bento e Danielle ladeando
 o paciente Gabriel e seu irmão Caio que o estava visitando. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário